FICHA TÉCNICA 'Pátio do Hospício'

DIREÇÃO ARTÍSTICA - FEPA
PRODUÇÃO - BRUNO BONA
ARRANJOS- BRUNO BONA, FEPA E BANDA
FOTOS- MARILIA VASCONSCELLOS
DESIGN GRÁFICO- OGA MENDONÇA

BATERIA E PERCURSÃO - MARCELO EFORI (LOCO SOSA)
GUITARRAS E BANDOLIM - GERALDO ORLANDO
BAIXOS- PEDRO LOBO
TECLADOS E SOUND DESIGN - BRUNO BONA
VIOLÃO DE AÇO, GUITARRAS, GAITA E VOZES- FEPA

MIXAGEM - FABIO MENA E JESUS SANCHEZ (ESTÚDIOS SOUND DESIGN)
GRAVAÇÃO - BRUNO BONA E MARCO MATTOLI (ESTÚDIOS SOUND DESIGN)
MASTERIZAÇÃO - TIM GENNERT (PRAIRIE SUN STUDIOS)


A Coragem e o Medo
(Fepa e João Apolinário)

Quem renova o mistério da vida,
Quem descobre depois o segredo
E para ganhar uma luta perdida
Cava em si a coragem e o medo.

Quem inventa a palavra e o amor
E procria os frutos maduros
Dominando a semente e a flor
Projetadas nos séculos futuros.


A Forca
(Fepa )

Liberte-me do lastro carregado
Sem escolha, sem desejo
Desencontrado

A forca em que estou pendurado
É como a sua:
De tronco alto
E nó apertado

Decido desistir de parar
Parar de desistir é continuar

Preso em si ou em ti
Vazio forte
Sem ter como explodir
Fugir da morte

Só outra vez ou ainda
A falsa sensação
de ser só ou de ser são


O Garoto Louco
(Fepa e Janaína Leite)

Negar o caminho do meio
Se arriscar nos pólos, nos extremos
Negar os meridianos do mundo
Pra encontrar o centro de mim

Que de tão perto, tão dentro
Escapa à vista, os dedos não tocam
e, de repente, o que era perto,
o que era certo, o que era seu
se esconde atrás da máscara do invisível
Porque alguém disse algo sobre olhos
que não veem, coração que etc. e tal.
E a gente se conforma e se deforma.

Equilibrando a covardia no caminho do meio,
Mas eu quero a queda, a vertigem, o passo em falso,
Negar os meridianos do mundo.
Encontrar o centro de mim.
Eu quero a selva, o alce, o garoto louco
feito de um pouco a mais de medo de se dobrar ao caminho do meio.

De um tanto a mais de sonho para abrir à foice
uma clareira pra dentro de si.
Eu sou o passo e a queda,
eu sou o garoto louco e a selva,
a foice desbravando o sonho
e a clareira pra dentro de mim.


Repara
(Fepa e Janaína Leite)

Repara na beleza que o tempo tem.
Avança, vai e revem.
E quando a gente acha que já foi o tempo
Eis que o tempo se torna tempo outra vez.
E viva o tempo, que amadurece a gente.
E viva o tempo, que te trouxe de volta.


Sem Ti
(Fepa)

Eu aprendi a viver,
Senti, provando a dor como fim
até perceber que era norte,
norte de mim.

Eu desejei sentir distinto de ti
Enxergar os próprios passos
Caminhar pra fora de si.

Mas agora aqui estou eu de pé,
Como habitante de onde eu quiser.
Eu agradeço o que sou em parte a ti,
Mas agradeço mais a mim,
A mim mesmo.

Mesmo que soe arrogante
É sim mais que importante
Aproximar-se de si.


Não Sonho
(Fepa e Janaína Leite)

O jovem daqui é igual ao jovem de lá
e os velhos já não contam mais histórias

E a minha se parece tanto com a sua
Até os nossos sonhos são os mesmos?
As nossas lutas já não são
E nem sei quais são e nem sei se há.

Não há um som que eu desconheça
ou não tenha ouvido falar
O mundo está na ponta de um dedo
e pra toda gente isso é tocar.

A mulher que eu desejo é a mesma que a sua.
Eu não te peço desculpas, eu não te mando uma carta.
Tem coisas que não se usam mais,
que não soam mais aos meus ouvidos confusos
e agora sem uso,
sem histórias contadas,
sem imagens criadas
já não sonho mais.


Desejei?
(Fepa)

Voando com as asas dos outros
Amando as dores de alguém
Beijando o canto dos olhos
Pra sonhar com ninguém
Distinto daquilo que vi
Igual ao que desejei
Sofrendo com o amor de todos
Pra você ir mais além
Cantando a boca que disse
Pra ficar com alguém


Antes da Vida Acabar
(Fepa e Janaína Leite)

Morrer antes da vida acabar
Inspirar sem sentir o ar entrar
Como trepar comigo mesmo e amar?
É com o plástico na língua que me beijo
É com o saco na cabeça que o filme passa
É passeando por entranhas que esqueço
Que morri.

O coração bate o dia sem parar
Não me descanso dessa pressa de alcançar
Como amar comigo mesmo sem gozar?
É com a venda no meu cérebro que respiro
É respirando o ar dos outros que estou vivo

E assim morrendo
Corro pra longe
Me amo todo em partes
Compro pedaços de tudo
Sonho com o que vai me frustrar
Antes da vida acabar


O Meio
(Fepa)

Não quero o fim,
Quero o meio
Da vida que ando,
Do caminho que sigo

Não quero o fim
Quero o meio
Da meia que cheira
Do suor da busca
Do suor da testa

Não quero o teste
Quero a prova final
Do instante intenso
Que por um segundo não é mais antes

Não quero o ontem
Quero sempre
O desejo de estar
Sem sequer cantar
Dançar a possibilidade
Respirar

O ar que gela
O ar que esfrega
O corpo
Voar

Não quero além daqui
Quero o mar
O martírio que é pra muitos
Amar

Não quero o fim
Quero o meio
Quero o prazer de estar
Poder transpirar


Vestígios de Ti
(Fepa e Janaína Leite)

Os sonetos não estão
As músicas não são
Os cigarros já queimaram
O copo de leite é.
Os quadros já estão
Os poemas apenas são
As memórias já queimaram
O João é.

É aquele que esperou
Sou aquele que nasceu
Nos desencontraram
Estar aqui é.

Mesmo sem ti
Encontro e sinto
No meu sangue quente
O eco profundo do velho valente

Que comigo sonhou
Imagens que não conheci
Agora cá estou
Vendo-o aqui e ali

Por entre as pedras
E através de paisagens
Sonhando com palavras
Cantando com imagens

As melodias já estão
O poeta não viu
As metáforas queimaram
O João partiu.


Liberto
(Fepa e Janaína Leite)

Baixar as armas
Te trazer pra perto
Quem sabe se ficando mais comigo
Não fico mais com você

Os punhos de três homens cerrados,
Como devem ser os punhos dos homens de Ogum

Para sustentar a pena
E rasgar palavras
Para rejeitar a pena
De quem insiste em não te crer

Entre ficar ou correr
Entre aceitar ou morrer
Canto.

Sina, aposta, pago pra ver
Pra te ter de volta
Canto.

Pra não me perder
Canto.
Mostro os dentes e
Liberto a primavera.


Noite, Amor e Morte
(Fepa e Janaína Leite)

Estranho é tudo aquilo que não é nós dois
O meu joelho é do teu cotovelo
O teu cotovelo é do meu joelho

O desejo está sempre na beirada, derramando
No labirinto do teu ouvido deixo saliva e segredo

Abro a boca dentada do ciúme
Tua cabeça entre as minhas pernas

E se o amor der certo?

O medo está onde o desejo está.
Eu preciso ver o que há do outro lado
Noite, amor e morte é tudo que eu quero.


FICHA TÉCNICA EP 'GAROTO LOUCO'

PRODUÇÃO MUSICAL - Bruno Bona
DIREÇÃO ARTISTICA - Fepa
MIXAGEM - Sergio Villaça e Fabio Mena
MASTER - Bruno Bona
ARTE GRÁFICA E DESIGN- Oga Mendonça
FOTOS - Fabio Correa


Repara
(Fepa e Janaína Leite)

Repara na beleza que o tempo tem
Avança, vai e revém
E quando a gente acha que já foi o tempo
Eis que o tempo se torna tempo outra vez
E viva o tempo que amadurece a gente.
E viva o tempo que trouxe de volta


Fepa - Voz, Violão e Gaita
Bruno Bona - Samplers
Geraldo Orlando - Guitarra e Bandolin
Pedro Lobo - Baixo
Bateria - Marcelo Effori
Faixa gravada nos Estúdios Soundesign


Garoto Louco
(Fepa e Janaína Leite)

Negar o caminho do meio
Se arriscar nos pólos, nos extremos
Negar os meridianos do mundo
Pra encontrar o centro de mim
Que de tão perto, tão dentro
Escapa a vista, os dedos não tocam
e de repente o que era perto
O que era certo, o que era seu
Se esconde atrás da máscara do invisível
Porque alguém disse algo sobre olhos
Que não veem, coração que etc e tal
E a gente se conforma e se deforma
Equilibrando a covardia no caminho do meio
Mas eu quero a queda, a vertigem, o passo em falso
Negar os meridianos do mundo
Encontrar o centro de mim
Eu quero a selva, o alce, o garoto louco
Feito de um pouco a mais de medo de se dobrar ao caminho do meio
De um tanto a mais de sonho para abrir à foice
uma clareira pra dentro de si
Eu sou o passo e a queda
Eu sou o garoto louco e a selva
A foice desbravando o sonho
E a clareira pra dentro de mim

Fepa - Voz, Violão
Bruno Bona - Samplers
Geraldo Orlando - Guitarra
Pedro Lobo - Baixo
Bateria - Marcelo Effori
Faixa gravada nos Estúdios Soundesign


Sem Ti
(Fepa )

Eu aprendi a viver, senti
Provando a dor como fim
Até perceber que era norte,
Norte de mim.
Eu desejei sentir distinto de ti
Enxergar os próprios passos,
Caminhar pra fora de si.
Mas agora aqui estou eu de pé
Com habitante de onde eu quiser.
Eu agradeço o que sou em parte a ti,
Mas agradeço mais a mim,
A mim mesmo.
Mesmo que soe arrogante
É sim mais que importante
Aproximar-se de si

Fepa - Voz
Bruno Bona - Samplers
Geraldo Orlando - Guitarra
Pedro Lobo - Baixo
Bateria - Marcelo Effori
Faixa gravada nos Estúdios Soundesign


Quanto Custa?
(Fepa e Macário)

Te amo grátis
Graças a me entender como um só
Te amo posse
Já que sinto falta de tudo
De ti, de mim, de sempre que nos vejo chorar
Penso falta daquilo que tenho
Te amo consumo
Do que não posso comprar
Me dá que agora posso pagar
Te amo grátis
Gratificado por escrever que existo
Me amo forte,
Pra te beijar com torpor
Nos amo cego
Querendo enxergar
Quem é menina pulsando
Quem sou sempre indagando
Quanto custa o amor?

É difícil dar valor ao meu apreço
Não sei o quanto custa o afago que te ofereço
No leilão da sua atenção, me diz qual é o preço
Ficar mendigo nessa história será que mereço?
Não importa o tempo que eu invista
Mas tudo me parece tão oportunista
Me ganha na baixa, me troca na alta
Me resgata sempre quando sente falta...
Me trata como um fundo de investimento
Por isso eu não vou fundo neste sentimento
Me falta crédito mas nunca argumento
O caixa nunca bate nesse relacionamento

Fepa - Voz
Macário - Voz
Bruno Bona - Samplers
Geraldo Orlando - Guitarra
Giba Alves - Beatbox
Pedro Lobo - Baixo
Bateria - Marcelo Effori
Faixa gravada nos Estúdios Gaio de Arruda


Repara - Acústico
(Fepa e Janaína Leite)

Fepa - Voz, Violão e Gaita
Faixa gravada nos Estúdio Soundesign

Música



Pátio do Hospício

Ficha Técnica e Letras

Músicos: Giba Alves, Pedro Lobo, Julio Brotero


Garoto Louco

Ficha Técnica e Letras

Músicos: Giba Alves, Pedro Lobo, Julio Brotero

Novidades

Fepa Estréia Espetáculo Multilinguagem Em Agosto

Artista multimídia, Fepa apresenta Baseado em Fatos Reais na Oswald de Andrade

Um encontro de diferentes linguagens onde a música, o teatro e a
filosofia são meios para reflexão entre público e artista. Janaina Leite (do Grupo XIX de Teatro) assina direção. Durante a apresentação a plateia pode ser registrada em polaroids que são reveladas ao final e eternizadas com uma frase provocadora.
Silvia Machete e Brisa Flow fazem participação especial.

O teatro, a música e a filosofia são os fios condutores do multifacetado Fepa que apresenta Baseados em Fatos Reais na Oficina Cultural Oswald de Andrade, de 14 a 29 de agosto, sextas e sábados, às 19h. As apresentações contam com participação especial de Silvia Machete (dias 21 e 22) e Brisa Flow (dias 28 e 29) e os ingressos são gratuitos. Com concepção e direção de Fepa e Janaina Leite (do Grupo XIX de Teatro), as canções compostas pelo artista e gravadas em seu segundo álbum homônimo, são o norte musical da apresentação.

O espetáculo é um experimento cênico multimídia e mescla música, teatro, projeções e aula de filosofia, em uma performance que compila as práticas do artista, que também é professor de filosofia. Neste seu solo documental é acompanhado por quatro músicos e um VJ, que garantem também a faceta musical do espetáculo. Sem pretender-se uma colagem de searas artísticas, ao contrário, propõe a construção de uma linguagem ancorada em uma das expressões, talvez mais representativas da contemporaneidade, que é a performance.

O trabalho é um desdobramento e aprofundamento do projeto que culminou na peça Festa de Separação: Um Documentário Cênico (2009), dirigido por Luiz Fernando Marques (diretor do grupo XIX de teatro), primeira experiência de Fepa no teatro. Desde então, o artista vem trabalhando com material autobiográfico na criação artística em que sua bagagem de 16 anos como professor de filosofia, seu trabalho musical e sua aproximação com o teatro documentário podem se encontrar.

Baseado em Fatos Reais

Baseado em Fatos Reais tece sua dramaturgia a partir da pergunta O que você precisa fazer antes de morrer?. Algumas pessoas da plateia são fotografadas ao entrar no espaço cênico enquanto respondem esse questionamento. Na última parte da apresentação as fotos são reveladas e os fotografados convidados a escrever a sua frase na polaroid. A dramaturgia também mescla referências de filósofos como Jorge Larrosa e Giorgio Agambem para discutir a real possibilidade da experiência na contemporaneidade.

Longe de ser um material a parte, as canções – todas compostas por Fepa – fazem eco às questões existenciais abordadas durante o espetáculo. A essa composição entre show e aula, soma-se ainda o caráter de instalação audiovisual, pois no espaço rolos de papel descem do teto virando tela de projeção ou até mesmo lousa em que textos, perguntas e poemas são escritos durante o espetáculo – onde as imagens terminam por construir uma narrativa visual para o trabalho.

Entre uma prosa e outra, uma provocação ou uma imagem e outra, o público é embalado pelas canções do álbum Baseado em Fatos Reais, lançado no ano passado e que contou com participação especial de Filipe Catto, Silvia Machete e Brisa Flow. O CD é o segundo trabalho do músico, que estreou em 2011 com o CD Pátio do Hospício.

Como parte do projeto contemplado pelo edital Proac Artes Integradas, Fepa ministra a oficina Reivindicar A Experiência – Arte, Filosofia E Urbanidades aos sábados durante o período das apresentações. As inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto mediante carta de interesse. A oficina propõe uma reflexão sobre a experiência na contemporaneidade.

Ficha técnica:
Direção e concepção: Janaina Leite e Fepa.
Músico/performer: Fepa.
VJ/ performer: Flavio Barollo.
Teclados: Bruno Bona.
Bateria: Luciano Tucunduva.
Guitarra e violão: Marcelo Lemos.
Baixo: Pedro Lobo.
Participação especial: Silvia Machete (dias 21 e 22/8) e Brisa Flow (dias 28 e 28/8).
Site – www.ofepa.com.br

Para roteiro
BASEADO EM FATOS REIAS – Temporada: De 14 a 29 de agosto, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Sextas e Sábados, às 19 horas. Ingressos: Grátis (Retirada 1 hora antes do início do espetáculo). Duração: 90 minutos. Classificação etária: Livre. Capacidade – 50 lugares.

OFICINA: REIVINDICAR A EXPERIÊNCIA – ARTE, FILOSOFIA E URBANIDADES
Coordenação: Fepa
De 15 a 29 de agosto – Sábados das 14h às 16 horas
Público: Geral (acima de 16 anos)
Inscrições: Até 8 de agosto
Seleção: currículo breve e carta de intenção
Capacidade: 15 vagas

A oficina propõe uma reflexão sobre a experiência na contemporaneidade. Serão utilizados como referências teóricas textos de Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Jorge Larrosa. O questionamento filosófico terá como interface exercícios audiovisuais pela cidade, a fim de expressar o diálogo crítico em outras linguagens. Cada participante deverá trazer máquina fotográfica ou celular que tire fotos, com qualquer resolução.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo a estação Tiradentes do metrô). Informações (11) 3221-4704. Horário de atendimento – Segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas e sábado, das 10 às 18 horas.

Assessoria de imprensa do espetáculo
Adriana Balsanelli
Fone: (11) 99245 4138
imprensa@adrianabalsanelli.com.br

Assessoria de Imprensa do CD
Perfexx Assessoria – www.perfexx.com.br – Tel: (11) 2615-5045
Ana Paula Aschenbach – anapaula@perfexx.com.br
Rogerio Bolzan – rogerio@perfexx.com.br
Tânia Barbato – tania@perfexx.com.br
Lucas Damião – lucas@perfexx.com.br
Gabriela Carvalhal – gabriela@perfexx.com.br
Camila Soares – camila@perfexx.com.br

Baseado em Fatos Reais – Release

A criação artística não é fruto de um momento de inspiração, mas a soma de experiências de vida revertidas em algo belo, seja um quadro, um poema ou uma coleção de músicas. Fepa leva essa condição ao extremo em “Baseado em Fatos Reais”, seu segundo trabalho.

Para entendê-lo (tanto o artista quanto o disco) em plenitude é preciso visitar sua história. Vamos a ela, então.

No final dos anos 00, era casado com uma atriz, Janaina Leite. Quando veio a decisão de separação, decidiram transformar aquele momento de inevitável desatino em algo poético. Nasceu o espetáculo (teatral/musical) “Festa da Separação”. Paralelamente, ele tinha uma coleção de canções que resolveu transformar em um CD, sob a inspiração de um grito de um garoto louco, em busca de liberdade. Virou seu primeiro trabalho, “Pátio do Hospício”.

O espetáculo carregava as músicas de sua autoria, só que o CD foi lançado sem que pudesse ser promovido por vida própria. Até que dessa situação foi gerado outro filho, este “Baseado em Fatos Reais”.

É um disco para ser ouvido como coleção melódica mas com texto que pode ser lido como livro. Talvez fruto de sua formação como filósofo. (Está vendo como na criação artística nada se perde, tudo se transforma?. Pois então.)

É a extensão de sua vivência sentimental. É a extensão de sua vivência acadêmica. É a extensão de sua infância, cercada de música, teatro, dança. É a extensão de sua formação musical, em criadores de canções, como Crosby, Stills, Nash & Young, como John e Paul.

Se obrigatoriamente colocado em uma caixinha de gênero, talvez seja o do folk rock, moldado em violão de cordas de aço com a energia roqueira. Mas com um resultado que não apenas mexe com a batida roqueira direcionada ao pulmão; mexe também com um estímulo às pernas em algo semelhante ao convite à dança.

Abre com “Revolução?”, uma linha em crescente à Mutantes no violão, baixo e bateria somado à energia do naipe de metais. A veia compositora exposta de Fepa surge ali, mas é mais nítida ainda em “Passado ao Vivo”, uma canção com todas as letras em evidência no formato balada rocker.

“Pra Voar” também é suave, só que conduzida no sopro e teclado, enquanto um groove hip hop aparece em “Bandeira”.

“Depois de um Café” talvez seja o momento mais bonito do trabalho, uma linda balada de piano e arranjo de cordas onde divide o vocal com Filipe Catto. Que mostra também que mais bonito não é necessariamente melhor, se não estaria sendo injusto com “15m”, folk rock com metais e novamente groove de ritmo e poesia, com a presença de Brisa Flow.

Curumin é quem comanda as baquetas em algumas faixas do trabalho, e “3 Dias” é novamente acentuada pelo hip hop numa cama jazzística, até que Silvia Machete faz participação especial no dueto da balada “Essa Canção é Pra Ti”, em novamente momento delicado no arranjo de cordas.

O folk rock encharcado de groove retorna em “Amor Rimado”, e a obra fecha num black que emula big band, “A Palavra”.

São 39 minutos que resumem uma vivência. E que valem a experiência.

Assessoria de Imprensa | Fepa

Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br | (11) 2615-5045
Ana Paula Aschenbach | anapaula@perfexx.com.br
Rogério Bolzan | rogerio@perfexx.com.br
Tânia Barbato | tania@perfexx.com.br
Lucas Damião | lucas@perfexx.com.br
Gabriela Carvalhal | gabriela@perfexx.com.br
Camila Soares – camila@perfexx.com.br